Otorrinolaringologia do Hospital Japonês Santa Cruz
Obstrução nasal com respiração pela boca e a descida de secreção pela garganta podem piorar quadros pulmonares como asma e tosse crônica.
O ronco e a apnéia do sono também estão relacionados a alterações do nariz e garganta. É uma doença que acomete quase 30% da população. Além de prejudicar a qualidade de vida, causando cansaço e sonolência, aumenta o risco de doenças cardíacas e cerebrais (derrame), além de distúrbios metabólicos, como diabetes, hipercolesterolemia, obesidade e inflamação crônica.
As alterações da garganta e laringe também podem causar rouquidão, pigarro e tosse crônica. Em casos mais importantes, podem favorecer engasgos frequentes e pneumonias de repetição por aspiração de saliva ou alimentos.

Equipe de Otorrinolaringologia do Hospital Japonês Santa Cruz
A equipe de Otorrinolaringologia do HJSC é formada por especialistas com expertise nas diversas áreas da especialidade, estando aptos a tratarem problemas referentes a:
- Ouvido (como labirintite, surdez e otites – infecções e inflamações do ouvido)
- Cavidades nasais (desvio de septo, rinites, sinusites);
- Garganta (infecções, hipertrofia de adenoide e amigdalas, apneia obstrutiva do sono);
- Laringe (rouquidão e outros distúrbios da voz e deglutição).
Exames
Cirurgias
Nos pacientes com obstrução nasal crônica ou sinusites de repetição, é indicada a septoplastia, que corrige o desvio de septo que estreita as cavidades nasais; turbinectomia que reduz os cornetos nasais que causam obstrução nas rinites alérgicas; e a sinusectomia, que amplia a drenagem dos seios da face e resolve os quadros de sinusite crônica ou de repetição.
O Hospital Japonês Santa Cruz realiza, ainda, cirurgias sobre as cordas vocais nos quadros de rouquidão persistente por doenças benignas ou malignas e cirurgias do ouvido para tratar alguns tipos de surdez ou de infecções crônicas.