Otorrinolaringologia do Hospital Japonês Santa Cruz

Obstrução nasal com respiração pela boca e a descida de secreção pela garganta podem piorar quadros pulmonares como asma e tosse crônica.

O ronco e a apnéia do sono também estão relacionados a alterações do nariz e garganta. É uma doença que acomete quase 30% da população. Além de prejudicar a qualidade de vida, causando cansaço e sonolência, aumenta o risco de doenças cardíacas e cerebrais (derrame), além de distúrbios metabólicos, como diabetes, hipercolesterolemia, obesidade e inflamação crônica. 

As alterações da garganta e laringe também podem causar rouquidão, pigarro e tosse crônica. Em casos mais importantes, podem favorecer engasgos frequentes e pneumonias de repetição por aspiração de saliva ou alimentos.

Equipe de Otorrinolaringologia do Hospital Japonês Santa Cruz

A equipe de Otorrinolaringologia do HJSC é formada por especialistas com expertise nas diversas áreas da especialidade, estando aptos a tratarem problemas referentes a:

  • Ouvido (como labirintite, surdez e otites – infecções e inflamações do ouvido)
  • Cavidades nasais (desvio de septo, rinites, sinusites);
  • Garganta (infecções, hipertrofia de adenoide e amigdalas, apneia obstrutiva do sono);
  • Laringe (rouquidão e outros distúrbios da voz e deglutição).

Exames

O serviço de Otorrinonaringologia do Hospital Japonês Santa Cruz realiza exames vídeo-endoscópicos das vias aerodigestivas superiores, que avaliam a cavidade nasal, a faringe e a laringe, onde ficam as cordas vocais. É um exame fundamental que permite visualizar a mucosa dessas cavidades e diagnosticar as diversas doenças benignas e malignas dessas estruturas.
 
O procedimento é realizado com o auxílio de uma fibra ótica – rígida ou flexível – acoplada a uma pequena câmera. Para a realização do exame, é necessário a aplicação de um anestésico tópico em spray para minimizar o desconforto ao paciente. Com duração máxima de cinco minutos, não exige nenhum tipo de preparo prévio.

Cirurgias

O Hospital Japonês Santa Cruz também realiza todos os tipos de procedimentos cirúrgicos. Entre eles, a amidalectomia e a adenoamigdalectomia, indicadas quando há dores de garganta recorrentes ou obstrução das vias aéreas  que podem causar ronco e apneia do sono.

Nos pacientes com obstrução nasal crônica ou sinusites de repetição, é indicada a septoplastia, que corrige o desvio de septo que estreita as cavidades nasais; turbinectomia que reduz os cornetos nasais que causam obstrução nas rinites alérgicas; e a sinusectomia, que amplia a drenagem dos seios da face e resolve os quadros de sinusite crônica ou de repetição.
O Hospital  Japonês Santa Cruz realiza, ainda, cirurgias sobre as cordas vocais nos quadros de rouquidão persistente por doenças benignas ou malignas e cirurgias do ouvido para tratar alguns tipos de surdez ou de infecções crônicas.

A equipe de Otorrinolaringologia do Hospital Japonês Santa Cruz está preparada para resolver as diversas alterações do ouvido, nariz e garganta, que podem trazer risco para o paciente ou simplesmente prejudicar a qualidade de vida dos indivíduos.

Confira nosso Corpo Clínico: