Programas Sociais
A Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz – SBJBSC, mantenedora do Hospital Japonês Santa Cruz, fundada em 09 de outubro de 1926, como entidade beneficente, tem como propósito prestar assistência médica da melhor qualidade e estendida a comunidade carente. Com a finalidade de realizar, em espaço próprio, o planejamento, a elaboração, a execução e o controle de seus projetos e programas sociais, fundou em 21 de março de 2011, o seu Centro de Ação Social Santa Cruz (CAS).
Os programas sociais oferecidos no momento são:
- Serviços médico-hospitalar gratuito aos assistidos pelas entidades;
- Campanha de Vacinação contra Gripe para a Comunidade;
- Atendimento Odontológico para Idosos;
- Fornecimento de Próteses Dentárias para Idosos.
Saiba um pouco mais sobre os programas sociais:
Serviços médico-hospitalar gratuito aos assistidos pelas entidades.
Atualmente, o CAS tem como um de seus principais objetivos, auxiliar a população carente por meio de serviços médico hospitalares gratuitos. Esses serviços são assistidos pelas seguintes entidades:
- Assistência Social Dom José Gaspar (Ikoi-no-Sono);
- Associação Pró-Excepcionais (Kodomo-no-Sono);
- Sociedade Beneficente Casa da Esperança (Kibô-no-Iê);
- Congregação das Irmãs de Caridade do Japão – SP (Caritas).
Campanha de Vacinação para prevenção de Gripe na Terceira Idade
O Hospital Japonês Santa Cruz realiza desde 2012, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A ação, em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, tem como objetivo contribuir com a imunização do público em geral.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
A campanha geralmente realizada entre os meses de abril a maio, é destinada ao público definido no PNI que geralmente abrange:
- Crianças a partir de seis meses e menores de seis anos;
- Gestantes: em qualquer idade gestacional;
- Puérperas: todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto;
- Trabalhador da saúde: todos os trabalhadores da área da saúde, tanto pública quanto privada;
- Professores das escolas públicas e privadas;
- Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, sendo obrigatória a apresentação da recomendação médica, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação e que será retida.
Atendimento Odontológico para Idosos
O programa oferece atendimento odontológico gratuito e permanente aos idosos, em situação de vulnerabilidade social, residentes na área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Mariana, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O objetivo do programa é proporcionar a reabilitação oral dos idosos (incluindo o fornecimento de próteses totais, parciais removíveis, parciais temporárias, núcleos metálicos fundidos, coroas, tratamentos endodônticos, exodontias, tratamentos periodontais e dentística restauradora).
A reabilitação da saúde bucal proporciona:
- Melhora da saúde geral dos idosos (diminuição das dores causadas pelos dentes doentes e articulação comprometida);
- Melhora da mastigação (mais sabor e prazer ao se alimentar), melhora da digestão e absorção dos nutrientes, prevenção de infecções decorrentes e estendidas para outros órgãos (ex: coração e rins), etc.;
- Melhora da qualidade de vida (mais disposição para as atividades), do convívio familiar e social (benéficos para a faixa etária);
- Aumento da autoestima, permitindo recuperar o prazer em se cuidar, se apresentar publicamente e se manifestar emocionalmente (conversar e sorrir);
- Melhora da Inserção Social (o programa também incentiva e encaminha para atividades grupais evitando o isolamento);
- Melhora da Inserção Econômica (com a saúde bucal restaurada muitos buscam novas colocações de trabalho);
- O programa incentiva a busca pelos direitos sociais, preservação do meio ambiente, cidadania e preceitos éticos.
Fornecimento de Próteses Dentárias para Idoso
O programa oferece atendimento odontológico corretivo através de fornecimento de próteses dentárias totais para idosos encaminhados pelo SUS – Secretaria Municipal Saúde, de forma gratuita e segmentada.
Objetivos Específicos:
- Contribuir para a reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigatória e consequentemente para a saúde geral dos idosos (melhora da digestão e absorção dos nutrientes e articulação temporomandibular – ATM).
- Promover a melhora da qualidade de vida (recuperar o prazer pelo ato alimentar, do convívio familiar e social), incentivar hábitos saudáveis e benéficos para a faixa etária.
- Melhorar a autoestima, permitindo recuperar o prazer em se cuidar, se apresentar publicamente e se manifestar emocionalmente (conversar e sorrir).
- Colaborar para a inserção social (incentivando e encaminhando para atividades grupais evitando o isolamento) e econômica (com a saúde bucal restaurada muitos buscam novas colocações de trabalho / geração de renda).