Sobre o Hospital​

Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz.
Compromisso com a qualidade no atendimento, humanização com inovação e alta tecnologia.

O hospital foi inaugurado em 29 de abril de 1939, com esforços coletivos da Família Imperial do Japão, do Governo do Japão e dos imigrantes japoneses no Brasil, para auxiliar a comunidade nikkei e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil.

Esses laços com o Japão ganham ainda mais força em 29 de abril de 2021, quando o Hospital Santa Cruz passa a ser chamado de Hospital Japonês Santa Cruz. A mudança de nome reflete o vínculo que faz parte da fundação e da essência do hospital e é fortalecido com ações em conjunto com a comunidade japonesa no Brasil, com órgãos do governo japonês (Consulado Geral do Japão em São Paulo e JICA) e também empresas do outro lado do mundo e universidades japonesas como Tsukuba, Kyushu e Osaka. Parcerias que estimulam a troca de experiências e o desenvolvimento bilateral e promovem a inovação e melhoria dos serviços para toda a sociedade.

Sobre o hospital
Acesso à entrada principal

A busca contínua pela excelência faz parte da nossa essência. Todo o serviço é realizado por profissionais altamente capacitados e com equipamentos e tecnologia de última geração. Contamos com completa estrutura assistencial multidisciplinar, composta por equipes de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e farmácia. O atendimento humanizado com profissionais bilíngues é baseado no omotenashi, a hospitalidade japonesa e as atitudes de bem receber que essa cultura tem.

São mais de 170 leitos, sendo 30 em UTI e os demais distribuídos entre apartamentos e enfermarias e mais de 1 milhão de atendimentos ao ano. O Hospital Japonês Santa Cruz possui atendimento em mais de 40 especialidades médicas, com destaque para: 

  • oftalmologia (com pronto atendimento 24 horas e um centro cirúrgico)
  • ortopedia (com pronto atendimento 24 horas)
  • neurologia (com pronto atendimento 12 horas diurno e à distância noturno)
  • otorrinolaringologia (com pronto atendimento 12 horas diurno e à distância noturno)
  • oncologia
  • hemodiálise

Tem ainda em sua estrutura um Pronto Atendimento Geral e um Centro Cirúrgico Geral, capacitados para atendimentos de alta complexidade. A certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA II) atesta a segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos.

Missão

Contribuir, como uma Instituição Beneficente, para a melhoria contínua da saúde da comunidade, procurando superar suas expectativas.

Visão

Ser um hospital com foco no atendimento, fazendo uso de tecnologia avançada e parcerias estratégicas.

Valores

  • Compromisso com a qualidade;
  • Espírito de serviços;
  • Cuidado com todos;
  • Senso de propriedade do HJSC;
  • Orgulho de pertencer ao HJSC;
  • Espírito de equipe;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Espírito de justiça.