Centro Oncológico Santa Cruz - COSC

Tecnologia e assistência integrada para um atendimento seguro e completo

O Centro Oncológico Santa Cruz oferece atendimento integral ao paciente com câncer, tendo a oportunidade de realizar consultas ambulatoriais, exames, cirurgias e tratamento completo, incluindo quimioterapia, imunoterapia, transplante de medula, radioterapia externa e braquiterapia dentro das premissas do cuidado centrado no paciente com tecnologia de ponta, competência no conhecimento multidisciplinar e humanização.

O Centro Oncológico Santa Cruz conta com diversas especialidades que, em conjunto, fazem a sustentação de um tratamento altamente capacitado aos nossos clientes. O trabalho é exercido em conjunto pelas seguintes especialidades:

  • Oncologia Clínica
  • Oncohematologia
  • Radioncologia
  • Ginecologia
  • Mastologia
  • Neurocirurgia
  • Cirurgia Torácica
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Ortopedia
  • Urologia
  • Oncologia Cutânea
Recepção Centro Oncológico Santa Cruz

Além destes setores, a integração com áreas de apoio multidisciplinar (nutrição, psicologia, enfermagem oncológica e farmácia clínica) oferecem todo suporte necessário para tornar confortável e seguro o tratamento. Atividades de educação continuada como Reuniões Clínicas e Simpósios, além da parceria com Universidades Japonesas, fazem com que nossos profissionais estejam atualizados com as condutas terapêuticas e diagnósticas mais recentes.

Oncologia Clínica

Salas individuais para sessões de quimioterapia

A Oncologia Clínica, além de participar dos processos de diagnóstico e planejamento do tratamento, é responsável pelo tratamento sistêmico dos pacientes. São utilizados tratamentos como quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia.

Radioterapia

O Hospital Japonês Santa Cruz sempre pensa no bem-estar e na comodidade de nossos pacientes. Além de investir em um atendimento humanizado, investimos fortemente em tecnologia de ponta. Em nosso Centro Oncológico contamos com o acelerador linear de partículas, o Halcyon™, da Varian.

Somos um dos poucos centros de oncologia no Brasil que disponibiliza a tecnologia Halcyon, que oferece vantagens como:

  • Otimização e simplicidade para melhorar todos os aspectos da Radioterapia de Intensidade Modulada;
  • Design exclusivo que possibilita o alto nível de modulação e pouco vazamento para cada arco;
  • Velocidade mais rápida a cada aplicação e maior transferência de dados;
  • Redução do tempo de tratamento devido a tecnologia precisa;
  • Conforto e segurança ao paciente, fazendo com o tratamento seja mais tranquilo e concentrado.
Acelerador linear de partículas Halcyon™ da marca Varian

Braquiterapia

Com aplicação mais comum nos tumores de colo útero, do olho e da próstata, a técnica permite que a fonte de radiação seja colocada diretamente na área a ser tratada, reduzindo a exposição de tecidos saudáveis e diminuindo a quantidade de sessões de radioterapia que o paciente precisa para conclusão do seu tratamento.

GammaMed™ da Varian

A braquiterapia no Hospital Japonês Santa Cruz conta com a tecnologia do aparelho GammaMed™ da Varian, onde a tradição de mais de 50 anos de existência está incorporada na eficiência de suas atualizações, garantindo um equipamento de última geração e extrema precisão.

Este método de tratamento pode ser utilizado de forma independente, mas também combinado com outras técnicas, como a cirurgia, Radioterapia e Quimioterapia, dependendo do protocolo definido para cada paciente.

Hematologia | Transplantes de Medula Óssea

A medula óssea é responsável pela produção das células sanguíneas e o Transplante de Medula Óssea (TMO) é uma modalidade de tratamento proposto para algumas doenças hematológicas, tais como as leucemias, linfomas e mielomas, com potencial curativo ou ganho na sobrevida livre de doença. O transplante de medula óssea é um procedimento complexo, feito em etapas que vão desde a indicação do procedimento, avaliação do paciente, seleção de eventuais doadores e o período do TMO, propriamente dito, este realizado em ambiente hospitalar, com o paciente internado. 

O Transplante de Medula Óssea pode ser realizado de duas formas:

Autólogo: quando é utilizada a medula óssea do próprio paciente

Alogênico: quando a medula óssea utilizada é de um outro doador, que pode ser aparentado ou não.

 Após coletada a medula óssea, ela é infundida após um período chamado de condicionamento. Ele é habitualmente feito utilizando quimioterápicos, que irão destruir remanescentes tumorais da doença que se propõe tratar. Decorrendo um determinado período, que varia de acordo com o tipo de transplante, é realizada a enxertia, conhecida popularmente como a pega da medula óssea, quando ocorre recuperação das contagens das células sanguíneas. 

Contamos com uma equipe multiprofissional de acompanhamento ao paciente de transplante autólogo, desde sua chegada no ambulatório até o pós-alta hospitalar, garantindo assim a continuidade das condutas assistenciais e melhores resultados que permeiam a qualidade de vida do paciente transplantado autólogo.

Atendimento Humanizado: Enfermeira Navegadora

O Centro Oncológico Santa Cruz disponibiliza aos pacientes, Enfermeira Navegadora e concierge, que por meio de um trabalho conjunto, acompanham ao paciente e famíliares durante todo o tratamento, diminuindo as barreiras administrativas, sociais, psicológicas e emocionais, promovendo a adesão efetiva ao tratamento recomendado e impactando de forma positiva no prognóstico e consequente qualidade de vida do paciente

O Centro Oncológico Santa Cruz oferece tratamento oncológico rápido, ágil, preciso e de alta qualidade.
Nosso compromisso é tornar a luta contra o câncer amena e bem-sucedida, seguindo os princípios que norteiam
nosso atendimento de excelência.

Confira nosso Corpo Clínico