Veja o que é prostatite, quais os sintomas e como é feito o diagnóstico e tratamento pelo médico especializado em urologia.
A prostatite é uma condição caracterizada pela inflamação e consequente inchaço da próstata. A doença traz dor, febre, queimação ao urinar, entre outros sintomas.
Na maior parte dos casos, a prostatite é decorrente de uma infecção bacteriana, sendo que o tratamento é feito mediante administração de anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos. Confira todos os detalhes:
O que é prostatite
Para entender o que é prostatite, é preciso ter em mente que a próstata consiste em uma glândula do tamanho de uma ameixa, localizada entre a parte inicial da uretra e a base da bexiga, sendo responsável pela produção de 70% do líquido ejaculado durante as relações sexuais.
Nesse sentido, a prostatite ocorre por conta de uma inflamação da próstata, e leva ao inchaço da glândula. Por conta do tamanho anormal, o paciente sente grande desconforto, dor e queimação ao urinar.
Na maior parte dos casos, a prostatite advém de uma infecção bacteriana, mas também pode ser causada por fungos, vírus ou outros microrganismos.
Sintomas da prostatite
Há dois tipos de prostatite: a prostatite crônica, causada pelo avançar da idade; e a prostatite aguda, que ocorre por infecção. Os principais sintomas da doença são:
- Diminuição do jato urinário;
- Vontade constante de urinar;
- Dor ou queimação ao urinar;
- Levantar diversas vezes para urinar a noite;
- Dor intensa e permanente na musculatura que se localiza entre as pernas.
Por se localizar muito próximo à bexiga, as doenças envolvendo a próstata costumam ter sintomas associados à urina. Por isso, é muito importante ficar atento durante as idas ao banheiro.
Além disso, as prostatites (agudas) geralmente são acompanhadas por febre, dores na região abdominal e mal-estar.
Os quadros crônicos causam desconforto na lombar, no períneo e principalmente na região testicular. Ambos os casos também apresentam dor ao ejacular e causam diminuição da libido.
Diagnóstico da prostatite
O exame de toque, realizado pelo médico especializado em urologia, assim como exames complementares, serão suficientes para descartar outras condições que também causam dores, além de determinar o tipo de prostatite.
Em que consiste o tratamento para prostatite
O melhor tratamento para prostatite será sempre aquele que o urologista indicar. Na maior parte das vezes, após identificar o tipo de infecção, o médico administra o uso de antibióticos via oral, ou remédios aplicados via método endovenoso (para os casos mais graves) no hospital.
O médico também poderá indicar o uso de anti-inflamatório ou analgésicos para diminuir a incidência da dor, além de bloqueadores alfa, para auxiliar o colo da bexiga, relaxando as fibras musculares onde se encontra a próstata. Um exemplo de bloqueador comumente utilizado nesses casos é a tansulosina.
Na prostatite crônica, como em qualquer outra condição duradoura, o tratamento é mais longo, e os antibióticos devem ser administrados por até 3 meses. Em casos mais graves, quando os medicamentos não conseguem tratar a inflamação, faz-se necessário realizar cirurgia de remoção do abcesso prostático.
Consulte profissional de urologia para tirar todas as dúvidas sobre prostatite
Apenas um médico especializado em urologia é capaz de tirar todas as dúvidas e indicar o melhor tratamento para prostatite. O Hospital Santa Cruz conta com a melhor equipe de urologistas para atender cada caso individualmente, levando em consideração as especificidades do paciente.
Navegue pelo site para saber mais sobre a equipe de urologia do HSC e acompanhe o blog para ter acesso a todos os materiais sobre saúde e bem-estar.