Acompanhe a importância de uma cirurgia ortopédica e as melhores dicas para lidar com o pós-operatório. Veja também como encontrar uma equipe de ortopedia especializada em procedimentos cirúrgicos.
A cirurgia ortopédica é muito conhecida pela dor e pela quantidade de dias que poderá ficar afastado das suas atividades no período pós-operatório.
Muita gente tem medo desse tipo de procedimento e conta com muitas dúvidas com relação à dor.
A preocupação com o pós-operatório acaba influenciando sobre a decisão de se realizar o procedimento, o que apenas adia o tratamento e prolonga a enfermidade do paciente.
A importância da cirurgia ortopédica
A cirurgia ortopédica sempre tem como intuito corrigir a deformidade dos ossos, ligamentos, músculos, articulações, além de doenças no geral e elementos ligados ao aparelho locomotor.
A correção via cirurgia visa restabelecer a função ou quadro álgico do membro ou articulação acometida.
Por vezes, entorses ou luxações, podem evoluir com quadros mais graves, como lesões ligamentares, da cartilagem e por vezes até com fraturas, casos que precisam ser devidamente avaliados, pois podem necessitar de tratamento cirúrgico.
Nesse sentido, a cirurgia ortopédica se mostra extremamente importante, até porque acidentes, quedas e até mesmo atividades esportivas envolvendo lesões acontecem todos os dias e, se não tratados corretamente, podem comprometer a movimentação e a qualidade de vida dos pacientes.
Principais dicas para se recuperar durante o pós-operatório
O pós-operatório é um período decisivo durante um tratamento envolvendo procedimento cirúrgico ortopédico, já que implica a fase de recuperação e restabelecimento dos movimentos do paciente.
Ainda que o médico realize todo o acompanhamento antes, durante e após a cirurgia, existem ainda outros métodos que conferem alívio e combatem o incômodo do paciente.
Tratamento medicamentoso
É considerado como procedimento importante para a recuperação do quadro do paciente a utilização na integra dos medicamentos que são prescritos pelo cirurgião, não sendo aconselhado a utilização de remédios caseiros e alternativos como pomadas sobre a ferida.
Fisioterapia ortopédica
A fisioterapia é fundamental durante a reabilitação de uma cirurgia, e influencia diretamente na recuperação do paciente.
Basicamente, o profissional dessa área consegue, por meio dos exercícios corretos, fortalecer a articulação e a musculatura de pacientes que precisaram passar por cirurgias ortopédicas. As sessões podem começar antes mesmo do paciente receber alta, no hospital.
É importante seguir corretamente todas as orientações do fisioterapeuta no que consiste aos cuidados e movimentos que devem ser realizados ou evitados durante as primeiras semanas de cirurgia.
Compressas quentes e frias
Alguns procedimentos da área da ortopedia indicam ao paciente que se realize compressas com bolsa de água morna ou com bolsa de gelo. A recomendação, quanto à temperatura, pode variar de acordo com o tipo de cirurgia e edema.
Hábitos alimentares
Ainda que os hábitos alimentares variem de acordo com as recomendações médicas e necessidades de cada paciente (como nos casos de pessoas diabéticas, por exemplo), no geral devem ser ricos em verduras, legumes e alimentos integrais.
Uma alimentação balanceada aumenta a capacidade do corpo de se recuperar e diminui o tempo de reabilitação.
Encontre os melhores profissionais de ortopedia no Hospital Santa Cruz
O Hospital Santa Cruz conta com uma equipe completa de especialistas em cirurgia da área de ortopedia e fornece a infraestrutura necessária para os mais diversos procedimentos e casos individualizados.
O site do HSC agora conta com um blog repleto de matérias sobre saúde e qualidade de vida. Navegue-o para conferir e conhecer mais sobre ortopedia