Em sintonia com o lema do evento – Integração, Harmonia e Cultura – o Hospital Santa Cruz demonstra inovações tecnológicas implantadas na Instituição em parceria com multinacionais japonesas
O Hospital Santa Cruz (HSC), reconhecido como elo do Brasil com o Japão na área da saúde, participou do 20º Festival do Japão, organizado pelo KENREN – Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil. O evento, que aconteceu de 7 a 9 de julho, no São Paulo Expo, tem por objetivo preservar e divulgar a cultura japonesa, além de manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão.
Anualmente, o HSC apoia esta iniciativa que propicia a disseminação da cultura, costumes e valores do Japão no Brasil, tendo participado de diversas edições desde 1997. Este ano, o slogan da Instituição foi Integração com Inovação e Tecnologia e estava totalmente alinhado com o tema do evento: 20 Anos de Integração, Harmonia e Cultura. “Nossas inovações e evolução tecnológica estão diretamente ligadas aos laços que temos com o governo, universidades e multinacionais japonesas, aprimorando também conceitos, métodos e inclusive influenciando o jeito Santa Cruz de atender”, afirma Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.
Nesta edição, o HSC apresentou aos visitantes algumas novidades, como o acordo firmado com a Universidade de Tsukuba para intensificar o intercâmbio bilateral de conhecimento e fomento à pesquisa, a bem-sucedida parceria com a Toyota por meio da implantação do Sistema de Produção da Toyota – TPS no Pronto Atendimento, além de contar com a demonstração do que há de mais moderno no mercado e no Hospital com lançamentos da Paramount Bed, Nihon Kohden e NEC.
Outra ação, de caráter educativo, mostrou os serviços e procedimentos realizados na Instituição, como a Endoscopia e Colonoscopia, o Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Cateterismo, Medicina Diagnóstica por Imagem, Neurologia e Neurocirurgia e Oftalmologia.
Resultado da proximidade entre o Hospital e a NEC, vem acontecendo um estudo de avaliação sobre a possibilidade de implantação da tecnologia Neoface nas recepções do HSC e pela primeira vez em um ambiente hospitalar. Para mostrar do que a tecnologia é capaz, durante o evento aconteceram interações com os visitantes. Simulando a recepção do Hospital, com um rápido cadastramento, ao entrar no estande o visitante vivenciou a experiência de ter seu rosto reconhecido em tempo real e em movimento. Na prática, o sistema será valioso tanto para o manuseio do banco de dados quanto para a dupla checagem de informações sobre as pessoas que frequentam o Hospital, conferindo maior agilidade e segurança.
Outra experiência disponível foi a de um ambiente clínico com equipamentos de ponta, com a possibilidade de conhecer como são os dormitórios do Hospital Santa Cruz. Equipados com camas da Paramount Bed, empresa com mais de 70 anos de tradição, o ambiente retratou como são os leitos do HSC. Com uma renovação completa das camas de toda a Instituição, o destaque ficou por conta das Qualitas Gamma DS para as Unidades de Tratamento, que possui apoio para cassete de Raios-X no dorso da cama e balança digital que mostra o peso e o índice de massa corporal, o que otimiza a tarefa das equipes de radiologia e enfermagem.
Da mesma forma, a Nihon Kohden esteve presente no estande com seus desfibriladores e monitores de eletrocardiograma, que possuem tecnologia japonesa de ponta e garantia de maior confiabilidade nos resultados.
Já com a Toyota e a iniciativa pioneira no país em aplicar o Sistema Toyota de Produção – TPS em uma Instituição médica, fortalecemos nossa parceria e conquistamos o objetivo de atender as necessidades dos clientes no menor prazo possível, alcançando a mais alta qualidade. Somos o primeiro Hospital do Brasil a ter o aval, orientação e suporte da maior montadora automobilística do mundo e com a metodologia revemos nossos conceitos, geramos resultados e impulsionamos nossa gestão.
Mas os constantes esforços em busca da excelência não param por aí. Com o acordo de cooperação com a Universidade de Tsukuba, instituição que detém três Prêmios Nobel e possui a missão de atuar no desenvolvimento de líderes globais da região do Pacífico, focados em uma sociedade sustentável, estamos promovendo o intercâmbio bilateral entre médicos, professores, alunos e técnicos de diversas áreas da saúde, além de fomentar novos projetos conjuntos de pesquisas.
No campo de análises clínicas, o Hospital Santa Cruz conta com uma unidade interna do laboratório Delboni Auriemo, que oferece o que existe de mais moderno em medicina diagnóstica, com exames também de imagem. O corpo clínico é formado por médicos referência em suas especialidades e o parque tecnológico foi revitalizado com equipamentos de última geração, proporcionando ainda mais precisão no diagnóstico.
E nossa Oftalmologia é um capítulo a parte. Com os melhores equipamentos do mundo, técnicas modernas e equipe altamente especializada, somos referência no mercado com mais de 80 mil cirurgias de catarata e 150 mil refratárias a laser nos últimos 20 anos, nossa parceria com o Grupo Eye Institute garante mensalmente mais de 400 variados procedimentos de alta complexidade, como a vitrectomia, implantes para glaucoma, transplantes de córnea e ceratocone. Juntos, oferecemos internamente o Agora Oftalmologia, pronto atendimento 24h que atende a mais de 700 pacientes por mês, além do núcleo de Oftalmologia Diagnóstica, especializado nos mais diversos exames.
“É importante ressaltar que desde o início de nossa gestão no HSC, o aumento da nossa preocupação com a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes foi proporcional aos nossos investimentos em tecnologia. Isso porque, além da tradição de atendimento médico com qualidade, tão ou mais importante é o investimento constante em inovação. Renovação é nossa palavra de ordem. Investir em conhecimento científico e em novas tecnologias é primordial para seguirmos prestando relevantes serviços à comunidade”, finaliza Ishikawa.
O evento contou com a apresentação de shows musicais, exposições, atrações culturais, workshops, danças típicas, o concurso Miss Nikkey Brasil, culinária regional das províncias japonesas, atrações cosplays e a cerimônia do chá. As atividades foram voltadas para o público de todas as idades e reuniu cerca de 150 mil pessoas.