Os benefícios de processos e ganhos operacionais com a implantação do TPS (Sistema Toyota de Produção) no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, foram apresentados no Congresso Hospital Summit ANAHP durante a Hospitalar 2018.
Desde a implantação do sistema em 2015, o HSC conseguiu agilizar em 38 minutos o atendimento aos pacientes no PA do Hospital, garantindo maior agilidade e eficiência aos serviços do setor em casos de criticidade, urgência e urgência relativa. “Organizar processos, desde a disposição dos móveis e funcionários no ambiente para facilitar o atendimento e o fluxo do paciente até a organização dos materiais e medicamentos contribui muito, mas sem o engajamento da equipe, motivada em busca desta melhoria do desempenho hospitalar, nada é possível”, revelou o Dr. Fernando Pompeu, coordenador do PA.
Os detalhes técnicos da implantação do sistema também foram apresentados, desta vez por Paulo Sérgio Ribeiro, gerente-geral do TPS do Grupo da Toyota, que ressaltou ainda a importância do trabalho em conjunto com os profissionais de saúde e da área administrativa do Hospital para desenhar e implementar melhorias e um sistema que atendesse 100% às necessidades do Pronto Atendimento da Instituição.