https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
Inserir um título

Neste ano, o Hospital Japonês Santa Cruz completa 85 anos prestando serviços de qualidade
e zelando pelo compromisso com a saúde e o bem estar da população

São mais de 8 décadas de histórias marcantes entrelaçadas com a da instituição, como a dos imigrantes japoneses que ajudaram a construir o hospital, as vítimas da bomba atômica que recebem assistência no HJSC, pacientes que realizam seus tratamentos, cirurgias e procedimentos em busca de qualidade de vida e colaboradores e médicos que juntos somam mais de 1.000 profissionais que diariamente, fazem com que o Hospital Japonês Santa Cruz possa oferecer um atendimento humanizado com alta tecnologia. E para narrar essa importante história, convidamos a todos – pacientes, colaboradores e médicos – a compartilharem seus relatos conosco. Confira abaixo, algumas das pessoas que fazem parte desses 85 anos de HJSC:

Maria Lucia Bastos da Silva
Líder de Hotelaria
Previous
Next

“Meu primeiro cargo na instituição foi como Auxiliar de higiene e atualmente sou Líder de hotelaria, trabalha no HJSC há 24 anos, o que eu mais gosto no meu trabalho é a dinâmica entre os setores e o contato que tenho com as pessoas. A minha memória mais especial é de quando em um final de ano entreguei lembrancinhas para os pacientes e vi a felicidade deles e dos acompanhantes.”

Vinicius Ornellas
Segurança Patrimonial

“A minha história no HJSC se define como uma parte perceptível da minha vida e da vida de todos os colaboradores. Fazer parte desta aventura foi ajudar e aprender, de fato, a compreender que nenhum obstáculo será equivalente à construção de 85 anos de existência. Agradeço pela notável experiência que o HJSC me apresentou.”

Leandro Scremin Czezacki
Médico do Pronto Socorro
Previous
Next

“Gostaria de agradecer ao hospital a oportunidade que tem nos dado de participar de eventos e instituições sociais. Os eventos são ricos na cultura japonesa e no assistencialismo. Muito obrigado”

José Pereira de Sousa
Manutenção Elétrica
Previous
Next

“Iniciei na instituição em fevereiro de 1990 como eletricista de manutenção e atualmente sou técnico de eletricidade e telefonia. Quando comecei a trabalhar no HJSC, a instituição era administrada pela congregação das irmãs Franciscanas do Coração de Maria. Em seguida veio a administração Japonesa, desde então tenho acompanhado todas as transformações humanas e tecnológicas dentro da instituição. Por exemplo, antigamente o  hospital não possuía equipamentos de diagnóstico, como Tomografia, Ressonância, angiografia e ultrassom. Outro avanço tem sido a oferta de energia elétrica, antes o hospital tinha a disposição apenas 450 KVA e um Gerador bifásico de 15 KVA de potência, hoje o hospital conta com 2252 KVA de potência e 3 Geradores de 750 KVA cada um. Eu tenho muito orgulho de ter acompanhado tudo isso e continuar contribuindo com a manutenção de todas estas fontes de energia elétricas”.

Lilian Cheng Su
Líder do Centro Cirurgico de Oftalmologia
Previous
Next

“Iniciei no HJSC como enfermeira da unidade de internação e atualmente sou líder do centro cirúrgico de oftalmologia, em maio vai completar 20 anos que trabalho aqui. Tenho muitas memórias maravilhosas, como por exemplo no meu primeiro dia, o quanto achava lindo a instituição e como as pessoas eram bem receptivas. Lembro do quanto corria nos corredores do terceiro andar para atender pacientes, ligações, home care, ver exames. Eu ia embora com os pés doloridos, mas feliz por ter atendido a todos.Lembro da enfermagem sempre estar sorrindo, mesmo em momentos difíceis e tristes. Quando cheguei ao centro cirúrgico, achava que não daria conta de tanta informação de materiais e equipamentos. Mas com a ajuda dos meus colegas de diversas áreas, aprendi e continuo aprendendo todos os dias. Amo poder conviver com pessoas tão alegres e batalhadoras. A enfermagem, equipe administrativa e médica. E cuidar dos nossos pacientes idosos da oftalmologia, que são muito fofos!”

Valter Goncalves
Centro Cirúrgico Oftalmológico
Previous
Next

“Trabalho no HJSC há 19 anos como técnico de enfermagem no Centro Cirúrgico Oftalmológico e eu gosto muito de trabalhar aqui, adoro o contato com as equipes médicas de oftalmologistas que vêm ao Hospital. Já auxiliei em três paradas cardíacas e salvar a vida do paciente é muito gratificante. O suporte que a instituição fornece nos ajuda a vir trabalhar com segurança.  Todos com quem eu trabalho são meus amigos e isso faz nosso dia a dia ser prazeroso! Sempre falo em casa que o Hospital é minha segunda casa.”

Marli Aparecida de Oliveira
Líder de Hotelaria

“Iniciei como auxiliar de higiene, depois fui líder de higiene e atualmente sou líder de hotelaria, trabalho no HJSC há 22 anos, o que eu mais gosto no dia a dia é o trabalho em equipe. Sou muito grata pela minha trajetória, aprendo muito com os pacientes que acolhemos e que de alguma forma nos acolhem também, sinto como se fosse minha segunda casa, estou sempre procurando dar o melhor de mim.”

Ana Cristina M. Gonçalves
Assistente Administrativo
Previous
Next

“Trabalho no HJSC como Assistente Administrativo da Educação Continuada, há 23 anos. O que eu mais gosto do meu trabalho é poder fazer parte da história do hospital, que eu sempre admirei tanto. Uma memória especial que eu tenho, foi em 2015 na visita do Príncipe Akishino e sua esposa, a Princesa Kiko, foi inaugurado o monumento de pedra no dia 28 de Outubro, era meu aniversário e eu participei daquela celebração.”

Tatiana Tanaka
Chefe do serviço de Oftalmologia

“Comecei no HJSC como médica oftalmologista do Pronto Socorro Oftalmológico e atualmente sou Coordenadora da Oftalmologia, trabalho na instituição há 10 anos.  São muitos anos de história que começou no Pronto Socorro da Oftalmologia e foi o início de um projeto, buscando sempre construir o melhor serviço de Oftalmologia de São Paulo.  O desafio foi criar um serviço de Pronto Socorro Oftalmológico em novembro de 2014. Buscando sempre a melhor medicina, trabalhando com os melhores médicos e com a melhor infraestrutura possível, o Centro Cirúrgico da Oftalmologia sempre foi referência para oftalmologistas de São Paulo inteiro pela sua equipe muito qualificada, oferecer excelente tratamento aos pacientes e ótimos equipamentos. Esses 10 anos que estou no Hospital só fizeram crescer o carinho que tenho e a vontade de continuar buscando o melhor para os pacientes e para a instituição. São muitas as memórias de cada paciente que conseguimos melhorar a qualidade de vida, ajudando a continuar enxergando o mundo melhor e tudo isso estimula a seguir feliz trabalhando no HJSC. O que eu mais gosto no meu dia a dia é trabalhar ao lado de pessoas queridas e com o mesmo propósito. Fazer o bem da melhor forma possível. Sejam colaboradores do Centro Cirúrgico Oftalmológico, seja no Ambulatório da Oftalmologia e nas áreas administrativas, o amor que as pessoas têm pelo HJSC estimula a todos trabalharem em conjunto para enfrentarmos os desafios que temos pela frente. Com certeza, exercer a medicina ao lado de colegas que buscam essa excelência de atendimento sempre é o que eu mais gosto no meu trabalho.”

Luciana Souza
Enfermeira

“Sou colaboradora da instituição há 8 anos e quero deixar meus sinceros agradecimentos a este hospital que possui muitos anos de tradição, é referência na área e que me acolheu tão bem desde que cheguei a São Paulo. Foram anos de aprendizado, de mudanças, de desafios, de lutas e também de muitas vitórias. Tenho orgulho em fazer parte desta equipe e vestirei a camisa até quando me permitirem. Amo trabalhar no Hospital Japonês Santa Cruz e quero parabenizar a instituição por estes 85 anos. Que venham mais 85 anos. Gratidão.”

Ana Paula Vieira dos Reis
Ex-colaboradora

“Desde os anos 90, conheço e ouço falar no Hospital Japonês Santa Cruz. Tive muita convivência com imigrantes japoneses que sempre comentavam sobre o hospital e da incrível qualidade dos médicos. Nem imaginaria que era só o começo. Em 2003, fui paciente do centro cirúrgico da oftalmologia e me lembro de todo o acolhimento que tive. E então, 20 anos mais tarde, retornaria para trabalhar junto ao time de Comunicação. Uma oportunidade incrível, que estará eternamente no meu coração. Parabéns e muito sucesso ao HJSC, sempre!”

Celia Corbett
Paciente

“Nasci no terceiro andar do Hospital Japonês Santa Cruz em 22 de junho de 1954. Minha mãe, Ottilia Júlia Ferrari, me contou que pelas mãos da parteira correu tudo bem. Hoje ainda moro no bairro da Vila Mariana e utilizo os serviços do hospital. Infelizmente, minha mãe e minha avó materna faleceram na instituição, vítimas de câncer de mama. Tenho a lembrança sempre do hall do hospital. Muito lindo!”

Daniel Rodrigues Martins Auxiliar Administrativo

“Trabalho no HJSC há 16 anos, como auxiliar administrativo na hotelaria. O que eu mais gosto do meu trabalho e do meu dia a dia são as minhas atribuições. Uma memória especial que guardo com muito carinho é todo acolhimento que tenho trabalhando aqui.”

Nelson Alves da Silva
Mecânico
Previous
Next

“Trabalho na instituição há 31 anos como mecânico. Uma história que tenho nesses anos que trabalho no HJSC foi a implantação de um sistema inovador de economia de água de reúso das termodesinfectadoras e autoclaves.  A água que antes ia para o esgoto, agora foi reaproveitada nas duas bombas de vácuo da central, gerando na época uma redução de 11.250 litros por dia. Na época também surgiu a ideia de economia sobre o sistema de consumo de água da osmose, pelo fato de ele ser o responsável por descartar 40% de água do consumo. Entretanto, por possuir muito sal, a ação poderia comprometer a máquina. Neste ano de 2024 foi possível a implantação do sistema em duas centrais de osmose, uma está aproveitando 1m³ (metro cúbico) por dia e a estimativa é de 14 m³ (metro cúbico) por dia de economia de água. Isso foi possível devido às novas tecnologias seguindo os padrões de potabilidade de água, que antes não existiam. O que mais gosto aqui no HJSC é a harmonia e liberdade de criar e aplicar novas idéias em prol do hospital. O relacionamento entre as equipes de trabalho e os setores, que contribui para um ambiente harmonioso e saudável, onde estou a 31 anos”

Eugenio Brajão
Psicólogo

“Trabalho no HJSC há 3 anos e 11 meses, como psicólogo hospitalar. Sou responsável pelo atendimento da hemodiálise e dou suporte ao hospital quando necessário. O que eu mais gosto no meu trabalho é poder ajudar as pessoas a ressignificarem suas vidas ou mortes diante de situações tão adversas. Um dos primeiros pacientes que atendi na Hemodiálise, havia nascido em Nagasaki em 1931 e morou lá até os 22 anos quando deixou o Japão para vir morar no Brasil. Em 1945, no ano que a bomba caiu sobre a cidade, ele tinha 14 anos. Ele contou que era uma tarde de sol e que ele e o amigo estavam trabalhando no campo, quando ouviram um barulho forte como um grande trovão, mas não havia uma nuvem no céu, apenas uma fumaça enorme. Eles não tinham ideia do que havia acontecido. Somente 15 dias depois, quando eles foram à cidade levar as frutas e verduras para vender, é que ficaram sabendo do ocorrido. Jamais esquecerei esse dia e esse atendimento. Impossível não se emocionar ao relatar e recordar esse momento.

Denise Rufino
UTI
Previous
Next

“Minha história nessa instituição não é tão longa, mas é de uma intensidade absurda e de uma oportunidade maior ainda. Sou uma inquietante estudiosa do comportamento, estou em uma fase da vida que entendi que o mais importante, é ser o melhor que puder para si e para o próximo, o que é desafiador hoje em dia, visto que não temos tanto incentivadores do bem, mas eu quero e vou fazer essa diferença nem que seja um dia de cada vez, mais todo dia um pouquinho, como digo para os pacientes que cuido. Fui admitida em dezembro de 2020 e em maio de 2023 tive a oportunidade e o privilégio de ser convidada a apresentar um trabalho no dia da enfermagem, sobre comportamento e auto valorização, foi transformador e maravilhoso para minha história profissional e humana, foi a confirmação que estou no caminho certo de fazer a diferença na vida de todos, incluindo a minha. Agradeço e quero continuar somando o melhor para essa instituição.”

Rodrigo Costa de Oliveira
Líder do Setor de Imagem
Previous
Next

“Trabalho no HJSC há 22 anos, comecei como técnico de radiologia e hoje sou líder do setor de imagem. O meu trabalho me satisfaz pela possibilidade de agregar conhecimento e organização junto às equipes que lidero, nessa instituição que sempre me encantou pelo acolhimento com o paciente e por toda sua tradição oriental que me faz admirar ainda mais o povo japonês e sua cultura.  Uma lembrança especial que tenho é poder ter acompanhado toda a evolução tecnológica no setor de imagem do hospital, por que estou aqui desde 2001 e já vivenciei diversos avanços nas modalidades de diagnósticos por imagem e fiz parte desse processo”

Edineide Emidio da Silva
Líder da Recepção
Previous
Next

“Comecei no HJSC como recepcionista administrativa  e atualmente sou Líder de recepção, trabalho aqui há 27 anos. Tenho algumas memórias especiais de conhecer referências em oftalmologia/excimer laser e plásticas, a visitas dos membros do japão e também atendimentos de celebridades. O que eu mais gosto no meu dia a dia é trabalhar no Centro de Ação Social Santa Cruz (CAS), pois me identifico com a missão de elevar o bem estar dos pacientes e alegria na solução de seus problemas, com fisioterapia e odontologia. Também pelo acolhimento oferecido pela equipe que se esforça em atender os pacientes. É muito gratificante ver a alegria dos pacientes ao receber as próteses e recuperar a auto-estima, o poder de se alimentar, se relacionar e trabalhar. Ouvir os pacientes entrando de muletas /cadeira de rodas e sair andando, voltando a vida normal. Sou grata por fazer parte da Instituição!”

Cintia Bezerra da Silva
Analista de Negócios Pleno

“Trabalho no hospital há 18 anos e iniciei como Auxiliar de Higiene Hospitalar.  Atualmente sou Analista de Negócios Pleno, liderando a equipe de CS (Central de Serviços), ajudando com as dúvidas e treinamentos. O que eu mais gosto no meu trabalho é passar meus conhecimentos a outras pessoas e ajudar em resoluções de casos. Tenho várias memórias especiais do hospital. Uma delas foi quando o meu neto nasceu (outubro/2018) e a equipe de TI fez um chá de fraldas para ele. Foi muita emoção, porque eu não esperava. É uma lembrança muito especial.  Uma mudança importante que aconteceu, foi a abertura de vagas internas aos colaboradores, dando oportunidades a todos, como foi no meu caso. O jeito Santa Cruz de ser, se traduz nas pessoas que se esforçam para dar o seu melhor. Quando estive internada na instituição, por exemplo, a equipe de enfermagem simplesmente foi sensacional e pessoas que eu nem conhecia me trataram com muito zelo e cuidado. Isso não tem preço!”

Gleda Thelmis Cardoso Gonçalves
Farmacêutica Oncológica

“Trabalho no HJSC há 3 anos e 6 meses como farmacêutica oncológica, o que eu mais gosto no meu trabalho são os desafios de um setor novo para o hospital e a possibilidade de ver os pacientes terminando seus tratamentos e sair daqui vencedores. Uma memória especial que eu tenho na instituição, foi quando alguns meses após meu início no HJSC, atendemos um paciente no TMO que fez um transplante, ele é jornalista e fez um uma matéria linda, ainda deixou um depoimento emocionante para toda a equipe, nomeando cada um. São episódios como esses que torna gratificante a escolha que fizemos e vemos a diferença que fazemos nas vidas das pessoas.”

Renato Gregorio da Silva Filho
Enfermeiro

“Para completar 1 década no hospital me recordo quando cheguei as dificuldades porém oque mais me marcou foi as oportunidades de aprender e evoluir com o hospital. Tantas pessoas , beth bruna weber, rosinha , Tatiana Eduardo, lidia, José, Vagner ribeiro, me ensinam tanta coisa me tornaram uma nova pessoa.alguns porém confundir com bajulação eu chamo de reconhecimento. O que mais gosto no meu trabalho é a liberdade de participar e humanizar os processos.” 

Alexandra dos Santos Soares Matos
Líder de Hotelaria

“Iniciei na instituição como auxiliar de higiene e atualmente sou líder de hotelaria, trabalho no HJSC a 5 anos e 11 meses, o que eu mais gosto no meu trabalho é o trabalho em equipe. Em 2018 fiz uma entrevista com a psicóloga Angela e na ocasião ela me perguntou o porquê eu estava nervosa, respondi que precisava me manter emocionalmente controlada já que a minha mãe havia descoberto um câncer, nunca vou esquecer que quando eu mais precisei, o HJSC me acolheu. Aqui tive oportunidade de crescimento e sou muito grata por todo acolhimento que tive.”

Sebastião Lázaro do Nascimento
Enfermeiro
Previous
Next

“Iniciei na instituição como técnico de enfermagem e atualmente sou enfermeiro, em setembro irá fazer 30 anos que eu trabalho no HJSC. Gosto do meu trabalho como um todo, gosto muito do que faço, no dia a dia a convivência e o conhecimento que tenho aqui. A evolução do hospital é a minha memória especial, cheguei aqui para trabalhar com o prédio todo deteriorado e graças ao trabalho de tanta gente, se transformou no hospital que vemos hoje.”

Sueli Santos Bizeli
Enfermeira Centro Cirúrgico Oftalmológico
Previous
Next

“Minha história no Hospital Japonês Santa Cruz teve início em fevereiro de 2002, quando comecei a atuar na instituição como Escriturária. Em maio de 2015 fui promovida para Auxiliar Administrativa e em abril de 2020 assumi o cargo de Analista Administrativo. Durante minha trajetória no hospital, decidi cursar Enfermagem e me formei em 2022. Houve então um processo seletivo interno e migrei para o setor de Enfermagem, e hoje sou enfermeira do Centro Cirúrgico Oftalmológico. Agradeço ao Hospital Japonês Santa Cruz por me acolher, por fazer parte da minha vida, por tudo que aprendi e evolui pessoalmente e profissionalmente. Espero continuar aprendendo e adquirindo novas habilidades que me permitam contribuir com excelência no atendimento, motivada e com desejo de colaborar para trazer resultados e crescimento ao hospital. Estou feliz em ser colaboradora dessa instituição que tenho o maior orgulho de fazer parte. Sempre digo aos colegas: Aqui é minha segunda casa.”

Marcia Assato
Centro de Diagnósticos e Análises Clínicas

“Em fevereiro de 2021, eu fui chamada para fazer parte de uma nova equipe de implementação de Biologia Molecular no HJSC. Estávamos vivendo um momento difícil por conta da pandemia, na época, senti na alma a dor de perder pacientes, chorei junto às famílias a perda de entes queridos, senti na pele aqueles que menosprezam a doença, mas também tive o privilégio de ver pacientes superando-a.  Em 10 de abril de 2021, o Sr. Yassuo Mukaibata foi diagnosticado com Covid-19, passou 3 dias em isolamento na unidade de internação do HJSC, e depois ficou 9 dias entubado, na UTI, resultado do agravamento do seu estado de saúde. A vontade de viver, a luta contra o vírus, a equipe profissional engajada, o apoio e o estímulo dos amigos e familiares, fizeram o Sr. Yassuo superar a doença e alcançar, em 30 de abril de 2021, a tão desejada alta médica. Neste mês de 2024, o Sr. Yassuo completa 60 anos. Sr. Yassuo desejo para você muita saúde, felicidades e muitos anos de vida!! Parabéns, por tornar-se uma inspiração e símbolo da vitória na guerra contra a Covid-19!”*

                                                            Informações cedidas pelo próprio paciente*