rm1131gbk76https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138hebitopmpoxousaklubkapten7676gamingmacauklubasiaklub

IPESC e HJSC realizam simpósio sobre culinária japonesa. Confira!

No dia 6 de dezembro, o IPESC – Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz organizou o Simpósio Culinária Japonesa & Saúde, com a participação de representantes do programa de intercâmbio da JICA e de hospitais nikkeis do Brasil e da América Latina. 

O evento em formato híbrido (presencial e on-line), contou com a abertura do Presidente de Honra do IPESC, Presidente do Conselho Deliberativo do HJSC e Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo, Dr. Renato Ishikawa, do Representante-Chefe do escritório da JICA, Sr. Masayuki Eguchi, e do Vice-presidente da Universidade de Kyushu para assuntos internacionais, o Professor Dr. Shuji Shimizu. 

A programação trouxe como pauta a alimentação japonesa tida como segredo de longevidade, com palestras especiais e depoimentos dos participantes do intercâmbio que resultou no livro “Sabor do Japão”. 

Entre os convidados, recebemos a Chef Telma Shiraishi, Embaixadora da culinária japonesa no Brasil, que falou sobre a gastronomia japonesa, denominada washoku, incluindo sua cultura, história e as tendências para o futuro da culinária japonesa no país. Já a Diretora dos colégios Shohaku e Oshiman, Mayumi Kawamura Madueño Silva, falou sobre educação alimentar na escola e sua importância no desenvolvimento das crianças, destacando princípios e valores da cultura japonesa. 

Ao final, em nome do IPESC, o Dr. Masato Ninomiya entregou uma placa de agradecimento para a Universidade de Kyushu, representada pelo Dr. Shuji Shimizu e Dr. Tomohiko Moriyama. 

Os participantes presenciais puderam degustar alguns pratos preparados pela equipe da nutricionista do HJSC. Solange Leal, participante do programa de intercâmbio que abordou a importância da culinária japonesa na saúde e em ambientes hospitalares.

Participaram do evento 44 convidados presenciais e 60 convidados virtuais.