Doenças e lesões no joelho são consideradas comuns. Saiba mais sobre o assunto e veja onde encontrar auxílio médico especializado.
Os problemas no joelho não têm idade para aparecer, podendo se desenvolver tanto na infância quanto na terceira idade, dependendo do estilo de vida, predisposição e possíveis acidentes de cada caso.
Há problemas nos joelhos que podem provocar estalos, barulhos, dores nas articulações, limitação dos movimentos articulares, sensação de instabilidade (não sentir firmeza no joelho), dificuldade para realizar movimentos e enrijecimento após longo período sentado.
Principais problemas no joelho: quais são e seus sintomas
Osteoartrose
Trata-se de uma doença crônica, e está associada a dores e perda do bom funcionamento do joelho. Demanda acompanhamento médico constante, principalmente quando associada a outras patologias, como doenças cardiovasculares ou risco de diabetes.
Sintomas:
- Dor intensa;
- Inchaço pela manhã, após atividade física, ou em repouso;
- Inflamação do joelho;
- Sensação de rigidez ou frouxidão durante a realização de movimentos (causada pela presença de fragmentos de cartilagem na hora de movimentar a articulação);
- Rigidez e inchaço na articulação.
Condromalácia
Trata-se de outra doença crônica, neste caso, degenerativa, que leva ao afrouxamento excessivo e desgaste da cartilagem. A condição é popularmente chamada de “joelho do corredor”.
Sintomas:
- Dor ao redor da rótula (se intensificando ao subir ou descer escadas);
- Dores durante a realização de determinadas atividades, como se ajoelhar, agachar, dobrar o joelho, manter-se com o joelho dobrado por muito tempo.
Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, crônica e inflamatória, que se caracteriza pela inflamação das articulações, que leva ao desgaste excessivo dos ossos e cartilagens. Em casos mais graves, pode culminar na destruição de músculos, ligamentos e tendões.
Sintomas
- Cansaço;
- Febre;
- Sintomas de gripe em geral;
- Perda de peso;
- Prisão dos movimentos articulares após longos períodos de descanso;
- Inflamação das articulações;
- Dor ou calor na zona afetada.
Gota
A gota é uma doença reumática inflamatória, podendo se manifestar de forma pontual ou crônica. É uma consequência do depósito de cristais de ácido úrico nos fluídos e tecidos do organismo.
Sintomas
- Dor;
- Rubor;
- Aumento de calor no local;
- Febre;
- Crises de inflamação articular;
- Tumefacção.
Outros problemas e como tratar
As lesões de tendões e ligamentos também podem ser causadas por traumas e lesões, associados ou não com hábitos de vida, e que podem ocasionar problemas mais graves e crônicos (se não resolvidos o quanto antes), agravados pela idade, excesso de peso ou profissão.
As atividades profissionais que podem trazer mais problemas aos joelhos são as mais comuns atualmente, como aquelas em que a pessoa fica muito tempo sentada.
Algumas atividades de exercícios em demasia como agachamento e atividade de impacto, andar de bicicleta com o selim baixo, podem gerar problemas nos joelhos.
Melhorar a ergonomia no seu ambiente de trabalho, diminuir os fatores que geram agressão ao joelho, perder massa gorda, ganhar massa magra (músculos), ajuda na estabilidade dos joelhos, diminuindo a sintomatologia e corrigindo algumas doenças como a condromalacia patela femoral.
Em outros casos, carregar peso em quantidade excessiva, em posição anti ergonômica, por longa distância, áreas de aclive / declive por períodos prolongados pode sobrecarregar coluna, quadris, joelhos tornozelos entre outros.
Na coluna na realização de tais movimentos que, em sua maioria, acabam sendo repetidos por um longo período na vida do indivíduo, aliado a falta de atividades físicas os danos causados ao corpo podem ser ainda mais intensos.
Os pacientes devem procurar auxílio de profissionais especialistas em ortopedia ou fisioterapia para terem o acompanhamento adequado.