O médico japonês Shigueru Saito, renomado cardiologista, respeitado internacionalmente pelo pioneirismo e desenvolvimento da técnica de cateterismo radial, procedimento no qual o acesso é feito pela artéria do pulso, visitou o Hospital Santa Cruz no dia 13 de março, acompanhado do cônsul Toshinobu Tsuboi, do diretor da Terumo Medical do Brasil, Atsushi Yokouchi, e de Endo Hiroaki, da Japan International Cooperation Agency (Jica).
Dr. Saito, atual diretor do Shonan Kamakura General Hospital, foi recebido pelo presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, pela relações públicas Yuli Fujimura, pelo superintendente geral dr. Leonel Fernandes e pelos diretores médicos Júlio Yamano e Américo Kitahara. Acompanhados pelos cardiologistas Roberto Otsubo e Murilo Furukawa, os membros da comitiva visitaram o serviço de Hemodinâmica do Hospital, onde conheceram o angiógrafo digital da Toshiba, adquirido recentemente.
Segundo os representantes do Consulado e da Jica, as duas instituições estão imbuídas no esforço de atender a diretriz ditada pelo Primeiro-ministro Shinzo Abe, após a visita que realizou ao Brasil em agosto do ano passado, de ampliar a presença japonesa no mercado interno nos segmentos hospitalar e de saúde e tornar o “hospital japonês” Santa Cruz numa vitrine com o que há de melhor e mais moderno em máquinas e equipamentos com tecnologia japonesa, visando transformá-lo em uma referência para a cidade e o Brasil. Durante a visita, foram analisadas formas de cooperação bilateral, no tocante a linhas de financiamentos de fomento e de aquisição de equipamentos, intercâmbio de profissionais e outras.
Dr. Saito, que já esteve no HSC em 2008, elogiou os avanços conquistados pela Instituição desde aquele ano e foi informado sobre a demanda do mercado em cateterismo na cidade e o sistema de saúde privado que rege as cirurgias cardíacas. Em seguida, teceu comentário sobre as possibilidades de aumentar a escala do atendimento com a capacitação de médicos e a adoção de algum diferencial. Do ponto de vista pessoal, externou um sentimento muito especial, que foi a grata surpresa de notar a postura de toda a equipe de atendimento do Hospital. “Notei um sentimento de acolhimento, vi um sorriso e simpatia estampada em todos os colaboradores, desde os corredores, nos postos de enfermagem, até no pessoal de apoio e atendimento nos diversos setores”, disse o experiente médico.
Renato Ishikawa salientou que é uma das prioridades da diretoria do Hospital Santa Cruz implantar um importante diferencial, que é o Jeito Santa Cruz de Atender, programa que envolve todos os colaboradores, cujos resultados podem ser medidos pelo aumento do número de atendimentos e cirurgias nos últimos meses.