Na manhã do dia 11/03, sexta-feira, aconteceu a cerimônia de inauguração do mais novo escritório do programa Study In Japan. O espaço, localizado na sede do IPESC (Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz) servirá como centro de apoio e integração para jovens acadêmicos interessados no intercâmbio estudantil.
O evento contou com ilustres participações de autoridades como Teiji Hayashi, Embaixador do Japão no Brasil e Kyosuke Nagata, Presidente da Universidade de Tsukuba. Ambos participaram do evento de forma online. Estiveram presentes Osamu Ohneda, Head da Universidade de Tsukuba, Renato Ishikawa, Presidente do Bunkyo, Mario Sato, Presidente do HJSC e Dr. Koshiro Nishikuni, Presidente do IPESC. O evento aconteceu de forma híbrida e contou com a participação de grupos jovens e entidades Nikkeis. Ao todo, mais de 40 pessoas participaram da cerimônia, promovida pela Universidade de Tsukuba e IPESC, em parceria com o Hospital Japonês Santa Cruz.
Na ocasião, Mario Sato destacou o Tsukuba Global Science Week de 2016, evento em que foi assinado o acordo de parceria entre o Hospital Japonês Santa Cruz e a Universidade de Tsukuba para promover o intercâmbio acadêmico e impulsionar pesquisas. Esse foi um grande incentivo para a fundação do IPESC, no ano de 2018.
O evento contou ainda com a participação de musicistas que trouxeram alegria à cerimônia. Foram apresentadas canções brasileiras e japonesas, tocadas com violino e teclado. Logo após, os convidados se dirigiram ao andar onde está localizado o escritório do Study In Japan. Houve corte do laço, para representar a inauguração do espaço. A fita, com as cores das bandeiras do Brasil e do Japão, simboliza a união dos dois países, que têm em comum o interesse em capacitar e formar profissionais através do incentivo nos estudos.
Por meio do Programa Study In Japan, a Universidade de Tsukuba promove e incentiva estudantes brasileiros com interesse em realizar cursos de graduação fora do país. O programa serve como porta de entrada para ingressar em instituições de ensino estrangeiras e visa fortalecer a cooperação e estreitar laços entre o Japão e os países da América Latina.