Sustentabilidade
O Hospital Japonês Santa Cruz entende a sua responsabilidade no desenvolvimento sustentável do planeta e engaja-se no cumprimento das metas que constam na agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015).
Composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, a agenda abrange questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.
O Hospital Japonês Santa Cruz, comprometido com a Agenda Global, gerencia suas ações e operações visando o cumprimento dessas metas que são interdependentes e essenciais.
Confira algumas das principais medidas sustentáveis adotadas pelo HSJC:
Consumo responsável:
- Substituição de lâmpadas por iluminação LED;
- Instalação de sensores de presença;
- Implantação do Projeto de Eficiência Energética, que otimiza o sistema de ar condicionado e refrigeração para menor consumo e utilização de gás ecológico;
- Reciclagem de lâmpadas
- Substituição da caldeira por aquecedores a gás, que garantem mais segurança, economia e qualidade no banho dos pacientes;
- Aquisição de medicamentos e materiais com registro ANVISA;
- Instalação de redutores de fluxo de água nas torneiras e vasos sanitários com caixas acopladas;
- Implementação de prontuários eletrônicos e redução na impressão e consumo de papel
- Utilização de papel sulfite produzidos a partir do bagaço de cana de açúcar;
- Monitoramento mensal da utilização dos recursos naturais e ações para redução de consumo;
- Execução de obras limpas que reduzem o impacto ambiental e utilização de produtos solúveis em água, bactericida, antichamas e antiestético.
Preservação do meio ambiente:
- Realização da reciclagem dos resíduos garantindo seu retorno para a cadeia produtiva;
- Coleta de pilhas e baterias para o tratamento e descarte adequado;
- Utilização de coletores próprios para resíduos perfuro cortantes e químicos e para o tratamento correto antes do descarte;
- Tratamento de resíduos de medicamentos antes do descarte;
- Envio do lixo eletrônico para reaproveitamento, reciclagem e descarte adequado;
- Envio de chapas de raio-x e de impressão digital para reciclagem;
- Coleta e reciclagem de bitucas de cigarro;
- Monitoramento do destino final dos resíduos no meio ambiente (aterro);
- Controle efetivo de pragas;
- Preservação de toda a área verde do HJSC e reposição de árvores.
Educação:
- Treinamento de colaboradores recém-admitidos para o descarte correto do resíduo produzido;
- Treinamentos e estímulos afim de incentivar os colaboradores a aderirem às boas práticas de sustentabilidade, tais como o autocuidado, o consumo consciente, cuidado com o enxoval, segregação e descarte correto dos resíduos produzidos e zelo pelo patrimônio.
Responsabilidade social:
- Para a gestão, nos baseamos nas diretrizes da ISO 26000 – Responsabilidade Social, trabalhando as políticas de governança, cúmplice, LGPD, Direitos Humanos, Preservação do Meio Ambiente, Práticas de Trabalho, Práticas Leais de Operação, Direitos do Consumidor e Envolvimento com a Comunidade;
- Apresentamos baixos índices de infecção hospitalar e eficaz monitoramento e controle de surtos epidemiológicos;
- Monitoramento de doenças e acidentes dos colaboradores promovendo ações para minimizá-las, disponibilizando todos os EPI´s necessários, assistência à saúde e parcerias com empresas para estimular o lazer e reduzir o stress e a possível Síndrome de Burnout muito presente nos colaboradores das instituições de saúde (ainda mais num período pandêmico) e as doenças osteomusculares. Oferecemos assistência social e psicológica gratuita;
- O HJSC firmou parcerias com diversas escolas para estimular e promover a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores;
Realização de campanhas de vacinação para a comunidade e para colaboradores, em parceria com a Secretaria Estadual e Municipal da Saúde; - Celebração de datas comemorativas, com o Coral do HJSC, movimentos de cultura e emoção para pacientes e colaboradores. Criado em 1995, o grupo é formado por voluntários e colaboradores (suspenso por causa da pandemia do covid-19);
- Manter a Brigada de Incêndio treinada e com equipamentos de segurança revisados;
- Doação dos bens em desuso para outras instituições beneficentes;
- CAS – Centro de Ação Social Santa Cruz, espaço específico para administração dos programas sociais e envolvimento com a comunidade;
- Realização de Atendimento Odontológico gratuito para idosos;
- Realização assistência médica e hospitalar gratuita para idosos e portadores de necessidades especiais de instituições parceiras;
- Realização de Assistência Social e Psicológica gratuita aos pacientes internados;
- Abertura de portas para o voluntariado em quatro frentes: apoio aos pacientes internados, coral, artesanato e auxílio para coleta de cupons fiscais.