Sustentabilidade​

O Hospital Japonês Santa Cruz entende a sua responsabilidade no desenvolvimento sustentável do planeta e engaja-se no cumprimento das metas que constam na agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (2015).

Composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, a agenda abrange questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social.
O Hospital Japonês Santa Cruz, comprometido com a Agenda Global, gerencia suas ações e operações visando o cumprimento dessas metas que são interdependentes e essenciais.

Confira algumas das principais medidas sustentáveis adotadas pelo HSJC:

Consumo responsável:

  • Substituição de lâmpadas por iluminação LED;
  • Instalação de sensores de presença;
  • Implantação do Projeto de Eficiência Energética, que otimiza o sistema de ar condicionado e refrigeração para menor consumo e utilização de gás ecológico;
  • Reciclagem de lâmpadas 
  • Substituição da caldeira por aquecedores a gás, que garantem mais segurança, economia e qualidade no banho dos pacientes;
  • Aquisição de medicamentos e materiais com registro ANVISA;
  • Instalação de redutores de fluxo de água nas torneiras e vasos sanitários com caixas acopladas;
  • Implementação de prontuários eletrônicos e redução na impressão e consumo de papel
  • Utilização de papel sulfite produzidos a partir do bagaço de cana de açúcar;
  • Monitoramento mensal da utilização dos recursos naturais e ações para redução de consumo;
  • Execução de obras limpas que reduzem o impacto ambiental e utilização de produtos solúveis em água, bactericida, antichamas e antiestético.

Preservação do meio ambiente:

  • Realização da reciclagem dos resíduos garantindo seu retorno para a cadeia produtiva;
  • Coleta de pilhas e baterias para o tratamento e descarte adequado;
  • Utilização de coletores próprios para resíduos perfuro cortantes e químicos e para o tratamento correto antes do descarte;
  • Tratamento de resíduos de medicamentos antes do descarte;
  • Envio do lixo eletrônico para reaproveitamento, reciclagem e descarte adequado;
  • Envio de chapas de raio-x e de impressão digital para reciclagem;
  • Coleta e reciclagem de bitucas de cigarro;
  • Monitoramento do destino final dos resíduos no meio ambiente (aterro);
  • Controle efetivo de pragas;
  • Preservação de toda a área verde do HJSC e reposição de árvores.

Educação:

  • Treinamento de colaboradores recém-admitidos para o descarte correto do resíduo produzido;
  • Treinamentos e estímulos afim de incentivar os colaboradores a aderirem às boas práticas de sustentabilidade, tais como o autocuidado, o consumo consciente, cuidado com o enxoval, segregação e descarte correto dos resíduos produzidos e zelo pelo patrimônio.

Responsabilidade social:

  • Para a gestão, nos baseamos nas diretrizes da ISO 26000 – Responsabilidade Social, trabalhando as políticas de governança, cúmplice, LGPD, Direitos Humanos, Preservação do Meio Ambiente, Práticas de Trabalho, Práticas Leais de Operação, Direitos do Consumidor e Envolvimento com a Comunidade;
  • Apresentamos baixos índices de infecção hospitalar e eficaz monitoramento e controle de surtos epidemiológicos;
  • Monitoramento de doenças e acidentes dos colaboradores promovendo ações para minimizá-las, disponibilizando todos os EPI´s necessários, assistência à saúde e parcerias com empresas para estimular o lazer e reduzir o stress e a possível Síndrome de Burnout muito presente nos colaboradores das instituições de saúde (ainda mais num período pandêmico) e as doenças osteomusculares. Oferecemos assistência social e psicológica gratuita;
  • O HJSC firmou parcerias com diversas escolas para estimular e promover a capacitação e desenvolvimento dos colaboradores;
    Realização de campanhas de vacinação para a comunidade e para colaboradores, em parceria com a Secretaria Estadual e Municipal da Saúde;
  • Celebração de datas comemorativas, com o Coral do HJSC, movimentos de cultura e emoção para pacientes e colaboradores. Criado em 1995, o grupo é formado por voluntários e colaboradores (suspenso por causa da pandemia do covid-19);
  • Manter a Brigada de Incêndio treinada e com equipamentos de segurança revisados;
  • Doação dos bens em desuso para outras instituições beneficentes;
  • CAS – Centro de Ação Social Santa Cruz, espaço específico para administração dos programas sociais e envolvimento com a comunidade;
  • Realização de Atendimento Odontológico gratuito para idosos;
  • Realização assistência médica e hospitalar gratuita para idosos e portadores de necessidades especiais de instituições parceiras;
  • Realização de Assistência Social e Psicológica gratuita aos pacientes internados;
  • Abertura de portas para o voluntariado em quatro frentes: apoio aos pacientes internados, coral, artesanato e auxílio para coleta de cupons fiscais.