Na última quinta-feira (03/02), o Hospital Japonês Santa Cruz participou de um encontro científico organizado pela Universidade de Tsukuba, do Japão, parte do programa Sakura Science Plan, que fortalece o relacionamentos entre instituições, firmado há anos, agrega valor e fomenta as pesquisas e iniciativas voltadas à área da saúde.
O evento foi online e contou com a participação do Professor Osamu Ohneda, Head da Universidade de Tsukuba, e do Embaixador do Japão no Brasil, Sr. Teiji Hayashi, na abertura.
O principal objetivo foi debater sobre os tratamentos oncológicos no Brasil a partir de palestras ministradas por especialistas no assunto. O Dr. Nilton Kawahara, Coordenador de Cirurgia Bariátrica do HJSC, trouxe o tema “A challenge Hepatocellular carcinoma (HCC) clinical case: From Brazil to Tsukuba” e a Dra. Lais Maya, Médica Radioterapeuta do HJSC, a apresentação do case “re-irradiation in a patient with early recurrence of glioblastoma (GBM)”. O encontro contou também com as palavras do Professor Hiroyuki Sakurai, Médico Oncologista do Hospital da Universidade de Tsukuba, com atualizações sobre a terapia de prótons.
O evento foi enriquecido com perguntas dos participantes. Ao todo, mais de 60 pessoas participaram do evento, entre eles, representantes do Centro Oncológico Santa Cruz e ex-bolsistas do programa Sakura Science Plan. Essa troca de experiências contribui para o desenvolvimento dos profissionais e o impacto dos tratamentos oncológicos no Brasil e no Japão.
Além dos debates com experts e da troca de enriquecedora de informações, foi destacado o lançamento do Centro Oncológico Santa Cruz, com inauguração prevista ainda para o primeiro semestre de 2022.
O encerramento do encontro foi com as palavras de Mario Sato, Diretor Presidente do HJSC, que agradeceu a oportunidade de mais esse encontro enriquecedor, e também do Presidente do Conselho Deliberativo do HJSC, Renato Ishikawa, que destacou em seu discurso a importância do relacionamento com a Universidade de Tsukuba e a vontade de encontrar pessoalmente seus representantes em um futuro breve.