Saiba o que é hipertensão, como a doença age e quais as melhores formas de combatê-la. Veja também por que profissionais de cardiologia são essenciais no tratamento dessa condição.
A hipertensão, popularmente conhecida como “pressão alta”, é uma doença que pode acometer jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, independente de faixa etária, sexo ou outros fatores afins.
O que é hipertensão arterial
A condição diz respeito ao esforço a que o sangue é submetido para passar pelas artérias e circular pelo corpo todo.
Existem diversos fatores que levam ao estreitamento das artérias, fazendo com que o coração tenha de bombear o sangue com mais força. Em síntese, a hipertensão dilata o coração, já que exige muito do músculo, e danifica as artérias.
Sintomas da hipertensão
A pessoa pode ser considerada hipertensa quando, ao medir a pressão arterial do pulso, chega a resultados iguais ou acima de 140mmHg x 90mmHg, ou, em termos mais populares, 14 por 9.
Pessoas hipertensas têm maior chance de apresentar comprometimentos vasculares, o que pode acarretar danos cerebrais, tais como o AVC, e também cardíacos, como infarto, além de alterações na visão, doença renal e impotência sexual.
A hipertensão arterial é uma doença séria, silenciosa e só mostra sintomas significativos quando chega ao seu estágio mais avançado, ou quando a pessoa percebe que está sofrendo de picos de pressão alta de forma abrupta ou exacerbada.
Há casos em que o paciente pode relatar outros sintomas, tais como dores no peito e na cabeça, além de tonturas e vertigens.
Tratamento para hipertensão arterial
O tratamento para hipertensão tem como principal objetivo não permitir que a pressão sanguínea ultrapasse os valores de 12 por 8.
Alguns casos, os mais brandos, podem ser tratados de forma não medicamentosa, contudo, o tratamento envolve uma mudança de hábitos que afeta diretamente a alimentação, a prática de exercícios físicos e o controle do estresse, fatores que desencadeiam a condição.
Em casos mais graves, quando a mudança de hábitos não é suficiente para controlar a pressão, é preciso introduzir medicação, visando deixar os vasos sanguíneos mais relaxados.
Como combater a hipertensão
Ainda que muitos acreditem que basta tomar os remédios para resolver o problema de hipertensão arterial, a verdade é que existe uma necessidade real de promover mudanças completas no estilo de vida da pessoa afetada.
- Modere o consumo de sal: ainda que o sódio seja um mineral importante para o bom funcionamento do organismo, é preciso consumi-lo com bom senso. Uma dica fundamental é não deixar o saleiro na mesa e não consumir produtos industrializados, que, de maneira geral, são ricos em sódio;
- Tenha uma alimentação saudável, repleta de cereais, frutas, legumes e carnes magras: a reeducação alimentar é fundamental para garantir o consumo moderado de sódio e aumentar a ingestão de cálcio, potássio e magnésio, nutrientes importantes para o controle da pressão;
- Combata o tabagismo: além de todos os danos já conhecidos causados pelo tabagismo, o cigarro também é responsável pelo estreitamento das artérias, o que dificulta a circulação do sangue;
- Encontre formas de combater o estresse: o estresse é um dos vilões da pressão arterial. Formas eficazes de diminuir esse mal é apostar em alternativas que melhorem a qualidade de vida e reduzam os picos emocionais, como as atividades físicas, a terapia e as técnicas de relaxamento, como meditação e yoga.
Acompanhamento com profissional de cardiologia é fundamental no tratamento da doença
Apenas um profissional de cardiologia está capacitado para acompanhar cada caso de maneira específica e individual, indicando o melhor tratamento para hipertensão arterial.
O Hospital Santa Cruz conta com um time de cardiologia, aparelhos e técnicas de confiança e qualidade para atender quem precisa combater a doença.
Navegue pelo site para obter maiores informações e conheça o blog com matérias sobre saúde e bem-estar.