Ministro da Saúde visita Hospital Japonês Santa Cruz

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Dr. Luiz Carlos Zamarco visitaram nesta sexta-feira (7) as instalações do Centro Oncológico Santa Cruz (COSC), do Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC).  A unidade foi inaugurada em abril, marcando os 83 anos da instituição hospitalar e a visita de Queiroga foi uma oportunidade para estreitar a parceria do HJSC com a esfera federal.

O Ministro – que foi homenageado com uma placa instalada na Ala da Hemodinâmica, que leva o nome de seu professor, Dr. Siguemituzo Arie  – e outras autoridades foram recebidos pelo Presidente do Hospital Japonês Santa Cruz, Dr. Koshiro Nishikuni e pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Renato Ishikawa.

 

Queiroga agradeceu a oportunidade e falou sobre a importância da proximidade do Brasil com a nação japonesa para trazer soluções mais inovadoras para a saúde. O Ministro também destacou o relacionamento entre o Brasil e o Japão, que durante a pandemia foi um grande aliado do país. “Recebemos a doação de 13 aparelhos de tomografias computadorizadas que auxiliaram no diagnóstico da síndrome respiratória”, lembrou.

O Ministro também comentou sobre o programa Previne Brasil, que objetiva atuar na Atenção Primária do paciente e avançar na Atenção Especializada, como na área da cardiologia e transplantes e falou, ainda, sobre a previsão da inserção, no SUS, da Trombectomia Mecânica, procedimento minimamente invasivo e que, em caso de AVE isquêmico grave pode desobstruir as artérias do cérebro em até 24 horas após o início dos sintomas.

Além da Hemodinâmica e do Centro Oncológico Santa Cruz, Queiroga visitou outras instalações do Hospital Japonês Santa Cruz, que é destaque nos serviços em oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, entre outras especialidades.

Visitou também a Farmácia Central do hospital, que dispõe de um robô, um dos primeiros utilizados no país neste setor, para auxiliar a dispensação automatizada de medicamentos, por meio de um fluxo que visa a aumentar a segurança do paciente com relação às prescrições médicas. O robô funciona por inteligência artificial, aumentando a produtividade e a ausência de erros na prescrição de medicamentos.

Participaram também da visita o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Bruno Dalcolmo; a Coordenadora-Geral de Planejamento de Assuntos Internacionais em Saúde do Ministério da Saúde, Marina Moreira Costa Pitella; o Embaixador do Japão, Teiji Hayashi; o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, e o Representante chefe da JICA Brasil (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Masayuki Eguchi.